Página:A Guerra de Canudos.djvu/84

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
70
A Guerra de Canudos

da viagem ao Caldeirão-Grande, ainda não occupado e onde só depois de 14, poude ser estabelecido pequeno deposito avançado, posteriormente sob a direcção do capitão de infantaria J. L. de Sant'Anna.

Para aquelle ponto marchou no dia 14 a 2° brigada, composta dos 16°, 25° e 27° batalhões e a força de sapadores, cuja missão era alargar a estrada, até então não percorrida por forças, devendo pela mesma transitar a artilharia, com 12 Krupp 7,5, 4 tiro-rapido e o 32.

Antes d'esses movimentos, o general em chefe fez publicar as seguintes instrucções, sobre as quaes recommendou o maior interesse e observância:

« Formatura de um batalhão como vanguarda: — Uma secção dá os exploradores da vanguarda, que se compõe de um sargento e quatro praças e o resto d'esta mesma secção forma a secção de exploradores a cincoenta metros a retaguarda. Uma secção á cento e cincoenta metros á retaguarda, fórma a ponta da vanguarda. Duas secções á cento e cincoenta metros á retaguarda formam a testa. Duzentos metros a retaguarda.