Página:A Guerra de Canudos.djvu/86

Wikisource, a biblioteca livre
72
A Guerra de Canudos

dades tomam rigorosamente seus lugares observando as distancias estabelecidas e conservando o maior silencio. A marcha habitual do batalhão é a quatro de fundo.

Recommenda-se muito especialmente que em combate se faça o menor numero de toques possivel, a não ser nas cargas, em que tocam todos os tambores e cornetas. Na linha de fogo não ha toque de retirada.

Todas as vezes que receberem ordem do commandante da columna para atacar o inimigo, devem desenvolver o batalhão na ordem mixta, com o cordão, reforço, apoio e reserva de batalhão. O outro batalhão da brigada deve formar de quinhentos a oitocentos metros á retaguarda deste e ainda na mesma ordem mixta, isto é, cordão reforço, apoio e reserva, de modo que se o primeiro batalhão fraquear a formatura de combate, é apenas perder o terreno; porém, a formatura de combate resta intacta.

Havendo um terceiro batalhão na brigada, este formará em columna cerrada, linha de columna ou outra qualquer ordem que o commandante da brigada entender, ficando porém enten-