Página:A Guerra de Canudos.djvu/98

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
84
A Guerra de Canudos

em Canudos á 27 de Junho, conforme determinação do general em chefe. A' 16 do dito mez, partiu de Geremoabo a 2ª columna, que emprehendia a marcha de 24 leguas até a Cidadella, que deveria ser atacada pelas duas divisões, simultaneamente.

A' força expedicionaria se incorporaram mais de 1.000 animaes de comboio e tracção, além das montadas dos officiaes. Seguiam tambem 300 mulheres, 80 creanças e muitos individuos, encarregados do transporte. A partida se realizou alegremente, ao som das musicas dos batalhões, que acamparam ás 5 horas da tarde do mesmo dia, no logar denominado Passagem, 2 leguas adiante. De Geremoabo, apenas restava a recordação. Estavamos em plena zona despovoada e espionada pelo inimigo, cuja audacia o levara até Geremoabo, onde disfarçado, vendia-nos géneros alimenticios e outros artigos.

O pessoal da expedição mantinha vigorosas as forças e o moral de todos era elevado, á proporção que se marchava sobre o objectivo commum. A columna ia organisada com todos os elementos para completo exito, com farto e extenso comboio de viveres e munições de guerra; e nada faltando, tudo indicava que o grande esforço despendido na organisação da maior força até então vista naquelles sertões,