na governança estadual, cujos membros, que se consideravam rejiamente pagos, tiveram de cair em intensa dobadoura para o reembolso do que haviam recebido a mais, ao mesmo tempo que ouviam o cantar sonoro do galo de outro poleiro, que bem mais alto se levantava, passando-lhe uma censura enluvada em pelica, mas bastante certeira e compreensivel.
Então um paliativo aparentemente se pôz em prática. O dr. João Eduardo deixou o quartel, por ordem superior. Era, afinal, posto em liberdade, ilezo, máu grado as torturas que de quotidiano lhe levava á alma o major Honorato Clemente, que fiscalizava o batalhão guardador do ex-parlamentar e acatado professor. Da Cadeia publica sairam logo Joaquim Alberto e o Apolonio Gaudencio, que eram restituidos ao trabalho da Uzina do Rapozo, cessando, porisso, a sua pozição de refens, duramente amargada durante tão excessivo numero de dias.
Estavam os prezos politicos reintegrados em sua liberdade plena.
Subtraiam-se, assim, os governantes, intencionalmente, ás aluzões picantes e demolidoras dos adversarios; escapavam-se elles sorrateiramente ás crudelissimas alfinetadas da maledicencia publica.