Página:A Patria Brazileira.djvu/202

Wikisource, a biblioteca livre
— i86 —


Alagoas comboiado pelo Riachuelo, para a Europa, em consequência da proclamação da Republica no Brazil.

De bordo soltou então D. Pedro de Alcântara um pombo que levava pendurado ao pescoço um papel em que escrevera — «Saudades ao Brazil».

O mensageiro, porém, não conseguiu chegar a seu destino, perecendo afogado no Oceano, que recolheu em seu seio o derradeiro pensamento do ultimo Imperador do Brazil, ao deixa 1-0 para sempre!

Sem a importância e o valor da ilha de Fernando de Noronha, possue ainda o Brazil, afastadas da costa, as dos Abrolhos, na altura de Garavellas, no Estado da Bahia; Martin Vaz e Trindade.

Tem a ilha da Trindade três milhas de extensão e seis de circumferencia, mais ou menos, e acha-se situada a 1.113 kilometros da costa brazileira, na altura do Estado do Espirito Santo.

É toda montanhosa e difflcilmente accessivel, em consequência de ser o mar muito agitado, quebra ndo-se de encontro ás grandes rochas.

Existe nella, no extremo sul, um rochedo de cor avermelhada, tendo cerca de 70 metros de altura, no qual o mar abriu um tunnel de mais de 140 de extensão, por onde as vagas o atravessam, produzindo um grande estrépito.

Si bem que deshabitada, assegura-se que não é estéril, pois os inglezes, que delia se apoderaram em 1782, ao evacuaremna no anno seguinte, por imposição do Governo Portuguez, alli deixaram plantações de milho, feijão, legumes e hortaliças.

E essa primeira tentativa de estabelecimento ingiez na ilha da Trindade, leva-nos a falar-vos de uma segunda occupação em 1895, que deu ensejo a uma frisante manifestação da dignidade do povo brazileiro, na defesa de seu direito.

Ora sob o fundamento da primitiva occupação, ora procu-