Página:A Patria Brazileira.djvu/261

Wikisource, a biblioteca livre
— 215 —


José de Lemos, já por duas vezes reeleito, se elevou á qualidade incontestável de mais bella e mais importante capital do Norte, occupando positivamente a primeira plana em matéria de arhorisação em toda a Republica.

Bellissimos são seus bem cuidados jardins; encantadoras e poéticas suas extensas avenidas!

D′ahi, o poder dizer, com muita razão, o Intendente de Belém em recente informação, prestada ao Conselho Municipal, com relação, por exemplo, á formosa praça Baptisia

Campos, onde, como já vos dissemos. Amónio Lemos.

deverá ser erguida a estatua do Barão do Rio Branco:

«Todas as nossas praças cujo embellezamento a municijDalidacle iniciou, ostentam, pela exuberância da vegetação rica e viridente, pela cultura methodica e aprimorada das plantas, uma feição de consoladora e amena frescura, realçada pela variedade das flores que, aqui e alli, desabrocham, numa admirável polycbromia.

Entre as nossas praças, a que mais se destaca, não só pela sua vastidão considerável, como também pela multiplicidade de apreciáveis obras de arte que nella se encontram — é a Baptista Campos, que mais apropriadamente deveríamos chamar parque.

Não receio ser taxado de exaggerado, assegurando-vos que esse formoso logradoi]′o publico, desde que se achem ultimados os seus trabalhos de embellezamento, poderá ser emparelhado sem desdoiro com os melhores congéneres das cidades européas mais adeantadas.

Regatos serpeiam por entre tufos de verdura, onde flores coloridas e perfumosas abrem-se ao vivificante sol equatorial; cascatas, onde a agua límpida saltita sonoramente, erguem-se sob aspectos deliciosos; aqui um canteiro originalmente talhado, alli uma pequena ponte, adeante uma cabana. E tudo forma um conjuncto agradável, que prende durante horas o visitante, encantado nesse ambiente, que a arte vae transformando num recanto verdadeiramente delicioso.»