Página:A Patria Brazileira.djvu/300

Wikisource, a biblioteca livre
— 282 —


numerosas tribus, taes como os Tamoyos, Carijós, Tupi- namòás, Tupiniquins, Cahetés, Tabayares, Pitagoares, Tapitias, Goytacazes, Giiayanezes, Guaycmnts, etc.

Eram nómadas. Em terreno abundante de caça e pesca, que lhes serviam de alimento, assentavam suas aldeias denominadas iabcis, onde só permaneciam, vivendo em familia, emquanto se lhes afigurava vantajosa a situação, ou as guerras continuas não os obrigavam a procurar nova posição. Na taha obedeciam a um chefe, o morubixaba, e seguiam cegamente os conselhos do page, que lhes curava as enfermidades e predizia o futuro. Acreditavam na existência de um ente superior aos homens — Tupan —, que viam representado no sol, na tempestade, no trovão, no raio, etc; e criam numa outra vida, tendo um grande respeito aos mortos, que enterravam na posição figurada na gravura, dentro de uma talha de barro, geralmente chamada ig acaba.

Alli depositavam também enfeites, armas e, durante algum tempo, alimentos.

leaoába.

Arco e flechas.

Para moquear a pesca ou a caça friccionavam dois paus de muita resistência, para produzir o fogo, e utilisavam-se de uma pedra muito afiada, encravada em uma haste, como machado para os cortes de madeira. Gomo armas princi-