Página:A Patria Brazileira.djvu/366

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
— 346


Trvnsportes: — Commmidante Freitas, Voluntário, António João, Carlos Gomes, Purús.

Rebocadores: — Jaguarão, Coelho Netto, Lima Duarte.

Hyate: — Silva Jadim,

Nossos navios de guerra são, geralmente, designados, como vistes, por nomes de compatriotas illustres ou por denominações que relembram grandes acontecimentos de nossa historia.

Para o primeiro caso, citaremos, por exemplo, o transporte de guerra Carlos Gomes, homenagem prestada ao glorioso maestro hrazileiro.

Carlos Gomes falleceu em 1896 no Pará, sendo seu corpo transportado no navio a que ligou seu: immorredouro nome para o Estado de S. Paulo, onde nascera.

O quadro que vos damos a apreciar em seguida representa os últimos dias do grande compositor, que em Belém, para onde fora chamado da Europa afim de organizar o Conservatório de Musica, que passou então a ser intitulado Carlos Gomes, se vira sempre carinhosamente cercado das altas auctoridades do Estado, civis e militares, e de conspícuos representantes da Egreja, do commercio, das artes, do jornalismo, da classe medica, etc. A tela, de grandes dimensões, olra de De Angelis, foi pintada na Itália por conta do Governo lunicipal de Belém, que a inaugurou no salão de honra da respectiva Intendência, no dia 17 de Setembro de 1899.

Para exemplo do segundo caso, destacaremos o — Riachuelo, que corporifica a lembrança da memorável batalha ganha pela esquadra brazileira, em 11 de Junho de 1865, commandada pelo heróico Chefe de Divisão Francisco Manoel Barroso, agraciado por esse notável feito com o titulo de —