Página:A Relíquia.djvu/357

Wikisource, a biblioteca livre

olharam, e disseram: «Está bem.» Cada um recolheu á sua morada... Eu entrei pela porta de Genath, nada mais vi. Mas, apenas anoitecesse, José e outro, fiel inteiramente, deviam ir buscar o corpo de Jesus, e com as receitas que vem no livro de Salomão fazel-o reviver do desmaio em que o deixou o vinho narcotisado e o soffrimento... Vinde pois, vós que o amaes tambem e crêdes n’elle!...

Impressionado, decidido, Topsius traçou a sua farta capa: e descemos, n’um cauto silencio, pela escada que do terraço levava um caminho de pedra miuda collado á muralha nova d’Herodes.

Longo tempo marchámos na escuridão, guiados pelas roupagens brancas do Essenio. D’entre casebres em ruinas, por vezes um cão saltava uivando. Sobre as altas ameias passavam mortiças lanternas de ronda. Depois uma sombra que tossia ergueu-se de sob uma arvore, triste e molle como se sahisse da sua sepultura; e roçando o meu braço, puxando a capa de Topsius, rogava-nos através de gemidos e baforadas d’alho que fôssemos dormir ao seu leito que ella perfumára de nardo.

Parámos finalmente diante d’um muro, a que uma esteira grossa d’esparto cerrava