Página:A Vida de Antonio Rodrigues Ferreira.pdf/17

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
29
DO INSTITUTO DO CEARÁ


Esta indicação foi approvada, procedeo-se á nova apuração, sendo eleitos os candidatos caranguejos que receberam ajuda de custo. [1]

Muito exacerbou os chimangos esta apuração, que ainda hoje proclamam como escandalo inaudito, sem se lembrarem que esse escandalo não passou de simples e merecida represalia a outros, sem duvida, maiores. Abyssus abyssum invocat.

Nem o facto era virgem. O exemplo, os liberaes mesmos já o haviam dado em outras províncias.

No seo Relatorio, apresentado ao parlamento em 1837, o ministro da justiça Limpo de Abreu (Visconde de Abaeté) já referia alguns, como o de figurar votando no collegio do Lagarto, em Sergipe, composto apenas de cinco freguezias, 3627 eleitores! A votação dos districtos de Piancó e Souza, na Parahyba , supplantou pelo numero, diz o ministro, os votos de todo o resto da Provincia, e só nomeou a deputação! pelo que o governo, de sua propria autoridade, annulou a eleição dos Deputados dessa Província, como consta do Decreto de de Março de 1837.[2]

E’ verdade que um mal não justifica outro, mas sem duvida nenhuma o attenua muito, e tira a quem o pratica o direito de queixar-se da represália , que é um direito incontestavel dos que soffrem.

Quem semêa ventos não deve surprender-se de colher tempestades.

Em todo caso não devemos estygmatisar esse passado, que merece antes ser levado á conta da exaltação de


  1. Pompêo, "Apontamentos para a Chronica do Ceará," Pag. 12, e "Ens Est.," Tom. 2º, Pag. 317.
  2. Vide "Systema Eleitoral do Brazil" em Francisco Belisario Soares de Souza. Parte, 2.ª, Pag. 47.

    A eleição conservadora foi annullada pela Camara dos Depulados; mas com a dissolução desta perderam tambem os liberaes a sua.