Página:A Vida de Antonio Rodrigues Ferreira.pdf/29

Wikisource, a biblioteca livre
DO INSTITUTO DO CEARÁ
41

Raros poderião dizer como elle: « Sou demais conhecido, não vivo, nem tenho familia que pretenda viver á custa da nação; nunca percebi um só sceitil que não fosse por meio de minha profissão; nunca tive a fofa pretensão de querer figurar na scena politica; portanto, não sou ganhador, sou devotado a meo partido por principios e sympathias, tenho consciencia de lhe ter prestado todo apoio que me tem sido possível, com a melhor boa fé e lealdade » [1].

A’ excepção de 6.º supplente do delegado de policia, do mandato de vereador e presidente da Camara da Capital, teve a patente de tenente coronel do batalhão de reserva da Capital[2], e o habito de Christo por occasião do anniverario natalicio de S. Magestade o Imperador![3].

Era esse o seo maior brasão, mas não a sua inexpugnável fortaleza.

Toda esta provinha principalmente da sua snperioridade natural. O mais era simples accessorio.

A medida do valor dos homens, diz Ruy Barbosa, não é aritimetica, senão moral: está na personalidade, a qual se aprecia menos pelas acções do que pela influencia. Diz-se que os que escutavam a palavra de Chatam sentiam haver alguma cousa mais bella no homem do que as mais bellas cousas que elle fallava. O’ Ióle, como atinaste que Hercules era Deus? Porque era fital-o e sentir-me feliz. Quando eu encontrava Theséu, queria vel-o dar batalha ou guiar o carro impetuoso; mas Hercules não demandava confronto, conquistava, apparecendo. São assim as almas de eleição: suas victorias dão-se por demonstração de superioridade, não por cru-


  1. Pedro II cit. 1138 de 18 de Junho de 1852
  2. Nomeado por Dec. de 17 de Setembro de 1852.
  3. Nomeado por Dec. de 2 de Dezembro de 1854.