Página:A Vida de Antonio Rodrigues Ferreira.pdf/34

Wikisource, a biblioteca livre
46
REVISTA TRIMESTRAL

Foi este o triste espectaculo que deo então o partido conservador.

Os liberaes em summa mal poderam arregimentar suas forças e dar combates em tres districtos, Aracati, Baturité e Sobral; mas apenas ganharam no primeiro e viéram afinal a perder nos dous ultimos.[1]

Nos outros districtos o caso ainda foi peior para os conservadores, porque a divergencia travou-se entre co-religionarios, parentes e até irmãos.

No Crato o Dr. André Bastos salvou-se acceitando quasi á ultima hora a eleição de supplente do Dr. José Vicente Duarte Brandão, com promessa formal de na legislatura seguinte der-lhe cedida a deputação.

No Icó, o Dr. Francisco de Araujo Lima derrotou o primo, candidato da chapa, Dr. Raymundo Ferreira de Araujo Dima, e fez-se eleger, cedendo a supplencia ao Dr. Gervasio Cícero de Albuquerque e Mello.

Na Granja, o Dr. Sebastião Gonçalves da Silva, juiz municipal do termo, contra a chapa do partido, elegeo-se deputado de combinação com o Rvd. vigario da Viçosa, P.e José Bevilaqua , que foi eleito supplente.

Nem mesmo a eleição do Dr. Miguel Fernandes correo placida no circulo de S. João do Principe e Saboeiro, onde tinha sua familia. O mano, Dr. Manoel Fernandes Vieira, apresentou-se tambem candidato , e só cedeo mediante o acordo de ser eleito supplente , e na seguinte legislatura deputado, como aconteceu.


  1. Pelo districto do Aracati foram eleitos: conego Antonio Pinto de Mendonça, deputado, e Dr Hypolito Cassiano Pamplona, supplente; pelo de Baturité foram à camara em duplicata: os conservadores, Dr. Domingos José Nogueira Jaguaribe, deputado, e o vigario Raymundo Francisco Ribeiro supplente; E os liberaes. Dr. Thomao Pompeu de Souza Brazil, deputado, e Dr. Vicente Alves de Paulz Pessoa, supplente ; pelo de Sobral houve tambem duplicata: consera vadores, Dr Francisco Domingues da Silva, deputado, e Coronel José Camillo Linhares, supplente; e liberaes, Dr. João Felippe da Cunha Bandeira de Mello, deputado. e conselheiro José Martiniano de Alencar, supplente. Foram reconhecidos os conservadores.