Página:A Vida de Antonio Rodrigues Ferreira.pdf/7

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
19
DO INSTITUTO DO CEARÁ


IV

Ferreira foi sempre um espirito convencidamente ordeiro.

Ninguem em política já teve procedimento mais correcto e coherente.

Todas as concessões rasoaveis poderia fazer ás pessoas, e as fazia muitas vezes, menos quando se tractava de idéas.

Não é que já nesse tempo tivessemos na Provincia partidos politicos definidos e extremados, como depois viémos a ter; mas porque elle com uma orientação admiravel possuia o segredo de descobrir nos acontecimentos o fio da boa causa com a mesma certeza com que o azougue descobre o ouro.

Deixemos á margem factos de menor importancia para abordarmos de preferencia aquelle que primeiro accentuou, pode-se dizer, firmou as escolas politicas em que ainda hoje se acha dividido o paiz e a Provincia.

Depois da abdicação de 7 de Abril de 1831, diz o Barão Homem de Mello, o Brazil achou-se em uma dessas crises supremas, que decidem dos destinos de uma nação. Fraccionados os vencedores depois do successo, tres partidos appareceram na scena politica, disputando o governo do paiz [1].

Bernardo Pereira de Vasconcellos, o maior genio politico que o Brazil tem tido, depois de devotado á causa da democracia triumphante e encarnada no Acto Addcional, em 1834, hasteou na camara dos deputados a bandeira do regresso, proferindo um dos seos mais vigorosos discursos, justificando-se: —

« Fui liberal; dizia elle, então a liberdade era nova no paiz, estava nas aspirações de todos, mas não nas leis,


  1. O Golpe de Estado, na Bibliotheca Brazileira, pag. 157.