Página:A Vida de Antonio Rodrigues Ferreira.pdf/9

Wikisource, a biblioteca livre
DO INSTITUTO DO CEARÁ
21

Provincia[1], não só por corresponder á politica democratica do seo intimo amigo Regente Feijó, como tambem ás exigencias exageradas dos co-religionarios do Ceará, torna-se severamente hostil para com aquelles que oppunham-se a seos actos.

De tal sorte que, quando Figueira de Mello, Ibiapina e Pinto de Mendonça voltam da Camara dos Deputados dispostos a realisarem a política de Vasconcellos, já encontram crêado por Albuquerque, Machado, Ferreira e outros o partido caranguejo em luta com o chimango[2], fuzão dos Alencares com os Castros, que já agora tinhão no ministerio, com a pasta da Fazenda, tambem o seu chefe Manoel do Nascimento Castelo e Silva.

Essas denominacões esdruxulas foram muitos annos depois substituidas por conservador e liberal, que ainda prevalecem.

Aquelle teve por seo orgão A Opposição Constitucional e este o Semanario da Assembléa Provincial

Até que afinal cahio a situação por um acto de acrisolado patriotismo de Feijó.

Vehementemente contrariado em suas convicções, diz o Barão Homem de Mello, desarmado perante a omnipotencia parlamentar de então e da qual o governo era como que uma commissão, inhibido de fazer appello ao paiz, comprehendeu que não era o homem da situação e que a sua continuação no poder era improficua para os bens que desejava fazer ao paiz.


  1. O Senador José Martiniano de Alencar foi nomeado por Carta Imperial de 23 de Agosto de 1834, e tomou posse a 6 do Outubro do mesmo anno
  2. O Dr. Sylvio Romero, na “Revista Brazileira, Tom 6, Pag. 213,” diz que “chamango” é palavra tupi, nome de partido politico e “especie de rato;” mas a idéa verdadeira que tenho deste animal é que é ave omnivora, especie de caracará (milvago chimango). Vide Pedro M. Posser, “Maravilhas da Creação”, Pag. 22. Por escarneo foi este nome posto nos “liberaes” d'aquelle tempo que, em represalia, poseram tambem nos adversarios o de “caranguejo”, crustaceo de dez pernas, muito abundante nos mangues da nossa costa