Página:A campanha de Canudos.pdf/104

Wikisource, a biblioteca livre
100
a campanha de canudos

Entre os primeiros, contou-se o tenente-coronel Tristão Sucupira de Alencar Araripe, commandante do citado ba­talhão 12.

O general Savaget, comtudo, precisava estar nas immediações de Canudos, pois no dia 27 ahi deveria conferenciar com o general Arthur Oscar que, por sua parte, apressara a marcha da 1ª columna. Quando esta, porém, chegou ao alto da Favella, que demora a mil e duzentos metros de Canudos, as avançadas do batalhão 25 foram surprehendidas pelos fanaticos. Entretanto á voz do commando, essa força se poz logo em ordem de combate, e cruzaram-se os fogos com a maior impetuosidade. Note-se — que ella jà tinha sido atacada no logar denominado Angico, onde — por espaço de quasi uma hora — fora sustentada uma acção renhidissima, dando em resultado a retirada dos jagunços, que deixaram quatro mortos no campo, contra dous que a expedição perdeu.

Porque já tivessem parado em distancia conveniente as ou­tras forças, a artilharia, á medida que chegava ia tomando posição na chapada do oiteiro, sob a acção mortiferá da fusilaria inimiga que pelos flancos e pela frente as hostilizava desespe­radamente. E a artilharia começou — dentro em pouco — a bombardear a cidadella de Canudos. Os estragos foram notaveis e recíprocos, porque os jagunços respondiam com energia e in­sistencia ao fogo dos canhões, que estrondeavam.

A’ noite foi que o combate cessou. Mas, então, era preciso evitar algum ataque de surpreza, que a hora poderia favorecer. Por isto, quer nos flancos, quer na retaguarda, foram esten­didos cordões de segurança. Favella tinha sido, effectivamente, attingida ; mas a circumstancia do momento, em que este facto occorrera, junta ao estado de cansaço e fome das tropas, não permittiu — que a posição conquistada fosse desde logo reconhecida em seus detalhes.

Pela manhã do dia 28, uma brigada marchou com o fim — segundo correu—de tomar a estrada geral, e dahi avançar sobre Canudos. A verdade, comtudo, é que para tal investida nenhum plano assentado existia, e, nestas condições, ella poderia ser fatal á 1ª columna.