Página:A campanha de Canudos.pdf/105

Wikisource, a biblioteca livre
a campanha de canudos
101

Em todo o caso, o movimento daquella brigada não passou despercebido aos jagunços que, para embaraçal-o, romperam num fogo bem nutrido, qua de minuto a minuto se foi generalizando.

Então, toda a infantaria do exercito, acampada desde a vespera nesse alto memoravel, começou a agir, e até ás 11 horas do dia não deu tréguas á jagunçada.

Entrementes, o coronel Thompson Flores, atacado com o maximo vigor no morro da Fazenda-Velha, apeiou-se do cavallo que montava e foi auxiliar o major Cunha Mattos, commandante do 7° de infantaria, que estava empenhado na luta. Mas uma bala certeira prostrou cadaver o bravo coronel!

O major Cunha Mattos, então, assumiu o commando da bri­gada ; pouco depois, entretanto, recebia dous graves ferimentos.

Os batalhões 7° e 9° de linha estavam dizimados.

E a acção proseguia vigorosa, tremenda e sanguinolenta!

O major Carlos Frederico de Mesquita, que tinha substituído o major Cunha Mattos, quando este fôra ferido, por sua vez cahiu banhado em sangue.

Mas, uma circumstancia, tão imprevista quanto alarmante, ameaçava dar à luta nova e sinistra feição. De todos os lados exigiam-se munições, que iam de instante a instante escasseando; ao passo qne do comboio que as conduzia nenhuma no­ ticia chegava.

Afinal, um tiroteio renhido, qne se fez ouvir á retaguarda, veio explicar aquella demora, sobremodo inquietadora; os jagunços haviam desesperadamente atacado o comboio, quando vinha já perto, e lhe interceptaram a passagem no engenho de­nominado « Umburana ».

Nesse momento, o general Arthur Oscar mediu toda a ex­tensão do perigo que o sitiava ; e, para conjural-o, felizmente se lembrou de enviar um emissário ao general Savaget, com o fim de lhe pedir que corresse em seu auxilio, e salvasse a expedição de um desastre imminente.

O alferes honorário Henrique José Leite foi encarregado do desempenho dessa importante missão, e pelas 10 horas da manhã partiu elle em rumo ao acampamento da 2ª columna. Ses­senta minutos depois, o general Savaget chegava com as forças