Página:A campanha de Canudos.pdf/108

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
104
a campanha de canudos

na guardado. E para que dahi nenhum damno resultasse, o go­vernador ordenou — que seguisse immediatamente para aquella villa o batalhão patriotico Moreira Cesar. Ao mesmo tempo, elle providenciou uo sentido de serem remettidas, tanto para Monte Sancto como para Queimadas, abundantes munições de bocca.

O assalto, porém, não se realizava, porque o commandante da expedição allegava certo cansaço da força, e falta de ali­mentação sadia. Acreditou-se, comtudo, que dentro em breve entraria no acampamento um comboio conduzindo generos de primeira necessidade, em porção suficiente, como o deputado do quartel-mestre general frequentemente asseverava. E porque jà se tornasse estranhavel a demora em chegar o tão desejado recurso, a 1ª brigada foi mandada ao seu encontro ; e à marcha forçada ella seguiu até Monte Sancto, tendo soffrido a decepção de não haver sequer avistado o comboio, em todo o longo per­ curso que bizarramente venceu.

Quando o desespero parecia invadir a alma de tantos e tão devotados servidores da legalidade, uma fagueira esperança os veio encher de fé, e de alegria tambem.

Dois soldados do batalhão 30, acompanhados por um va­queiro, conhecedor das estradas e desvios da zona conflagrada, appareceram no acampamento de Favella, como emissarios de uma nova feliz. Eram elles portadores de um bilhete do com­mandante da 1ª brigada, annunciando — que estava já de volta, na fazenda de Aracaty, com 180 cargueiros e uma boiada; e simultaneamente pedindo — que um forte destacamento a fosse proteger, sobretudo para lhe facilitar a travessia de Jueté à Favella. A 2ª brigada partiu logo, com esse intuito ; e a 13 de julho entrava no acampamento o comboio, debaixo de acclamações e vivas estridentes.

A esse tempo já o general Arthur Oscar avaliava as suas perdas em 700 homens, entre mortos e feridos, incluindo neste numero o general Savaget.

Considerando-se, entretanto, preparado para atacar a gente do Conselheiro, o chefe da expedição resolveu travar com ella um combate, que bem poderia ser definitivo. A 18 de julho,