Página:A campanha de Canudos.pdf/110

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
106
a campanha de canudos

uma latada, que havia no quadrante sudoeste da praça, e onde estabeleceram seu novo centro de apoio e resistencia.

Quanto aos velhos, ás mulheres e ás crianças, correram todos para as immediações do sanctuario, em que o Conselheiro costumava pontificar.

Em todo ocaso, vantajosas posições estavam já conquistadas, e era mister — que a columna por emquanto se limitasse a mantel-as. Os differentes corpos, em consequencia da refréga sustentada, se resentiam de certa desordem ; muito enfraquecida se encontrava a linha de ataque, prejudicada por grande nu­mero de baixas; ao passo que os fanaticos pareciam cobrar novos elementos do força e vigor, como attestavam a cada instante os estragos, que elles causavam no meio dos ba­talhões.

Foi expedido, nesta delicada emergencia, um emissario ao general Arthur Oscar, pedindo-lhe reforço, que deveria ser prestado pela 6ª brigada; mas esta achava-se já distribuída por outros pontos, de sorte que, nenhuma reserva existindo, se tor­nava impossível attender à requisição assim feita.

Sobre as providencias a tomar conferenciaram, junto ao cemiterio, os comrnandantes das tres brigadas compromettidas na acção, quando uma bala veio alojar-se no braço direito do coronel Carlos Maria da Silva Telles, o qual dentro em pouco es­tava todo banhado em sangue. Outros officiaes receberam tambem ferimentos graves, e alguns ali mesmo exhalaram o derradeiro suspiro, como aconteceu com o capitão Nunes de Salles, que commaudava — interinamente — o 5° batalhão. Foi ferido egualmente o coronel Julião Augusto da Serra Martins.

Era bem de ver — que os jagunços recrudesciam de audacia, em virtude da situação melindrosa, a que as forças legaes haviam chegado. Pois a verdade era — que as praças, além de muito reduzidas, estavam completamente exhaustas; para po­derem ellas attingir ás egrejas, teriam que se expôr ao fogo incessante que cruzava das casas, repletas de eximios escopeteiros ; e a suspeita de que o arraial fôra minado contribuía para avolumar o perigo.