Página:A campanha de Canudos.pdf/111

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
a campanha de canudos
107

O general em chefe mesmo se mostrava convencido da vera­cidade desse boato, e o transmittira para o Rio de Janeiro em telegramma de 21 de julho.

Tal conjuncto de circumstancias aconselhava, naturalmente, que não se arriscasse mais um passo sequer para deante. Por emquanto, bastaria conservar as posições conquistadas, muito embora o cordão de vigilancia ficasse collocado, como effectivamente ficou, em logar que não parecia o melhor.

Os jagunços, comtudo, continuavam suas hostilidades. Nin­guém podia estar tranquillo. Das egrejas e das casas caiadas partiam tiros frequentes e certeiros. E só à noite foi que se poude dar sepultura aos mortos e remover os feridos para o hos­pital de sangue.

O peior foi o receio de que os fanaticos, protegidos pela escuridão, tentassem alguma investida a deshoras, o que não lhes era difflcil por conhecerem a palmos o terreno em que se moviam. E o receio crescia á medida que se chegava ao conhe­cimento exacto do estado da columna, invadida pelo panico e pela desordem. Mas o Conselheiro— por nossa fortuna— não soube aproveitar a excellente opportunidade.

Communicando ao governador da Bahia os acontecimentos que acabam de ser narrados, o general Arthur Oscar, em tele­gramma de 19 de julho, asaim se expressou:

« Ataquei hontem Canudos pelo flanco esquerdo e retaguarda. Falta-nos uma pequena parte. Força do inimigo superior á nossa em numero. Não abandonarei as posições, conquistadas com tantos sacrifícios, pelo que peço-vos recursos de forças com urgencia. Muitas baixas, redtictos centraesde difflcilirao assalto.»

Era natural, entretanto, que o commandante da expedição, passado que fosse o primeiro momento, procurasse examinar a sua verdadeira situação em Canudos, verificando os resultados reaes, obtidos na investida effectuada no dia 18. E elle teve pressa em fazel-o. Depois deu conta de quanto colhera de sua inspecção, passando ao Governo federal um telegramma de onde extraio os topicos a seguir:

« Após minucioso reconhecimento hoje ( 23 de julho), constatei que occupamos dous consideráveis núcleos de casas, dos