Página:A campanha de Canudos.pdf/114

Wikisource, a biblioteca livre
110
a campanha de canudos

Como consequencia dos ataques effectuados, a 30 de julho existiam 1.200 feridos approximadamente no acampamento do exercito legal; e 300 dentre elles foram mandados para a capital da Bahia, em cujos hospitaes deram entrada. Incluiam-se naquella cifra 114 officiaes, fóra os 40 que já tinham cahido mortos.

O general Arthur Oscar, impressionado por esses claros, que iam sendo abertos nas forças de seu commando, e promettiam de dia em dia augmentar, instava com o ministro da guerra para que lhe remettesse o reforço de 5.000 homens que jà lhe havia pedido. E o seu plano era — levar o cerco até á margem esquerda do Vasa-Barris, cortando todas as communicações pelo norte, comquanto a linha assim ficasse muito delgada e sem reserva, e franca a estrada de Uáuà, bem como a de Caumby e do Cambaio. Ao mesmo tempo, o chefe da expedição appellava para os officiaes, que tinham servido no Paraguay, em Nictheroy, no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul, afim de que dissessem — si jámais haviam visto uma guerra como a de Canudos.

E’ o que consta de um telegramma seu datado de 29 de julho, e dirigido ao ministro da guerra.

E’ certo, porém, que antes mesmo de receber qualquer pe­dido o Governo, prevendo a necessidade de algum reforço, enviara para Canudos uma outra brigada de que foi comman­dante o general Miguel Maria Girard. Era ella formada pelos batalhões 22 de infantaria, commandado pelo coronel, Bento Thomaz Gonçalves, 24, pelo tenente-coronel Raphael Tobias, e 38, pelo coronel Philomeno José da Cunha. O effectivo do primeiro desses corpos elevava-se a 500 praças de pret, inclusive 50 que se tinham voluntariamente alistado ; o do segundo a 453, e o do terceiro a 376, além do destacamento, que estava no Espirito Sancto, e se lhe reuniu na Bahia. Em 19 de ju­lho, a brigada desembarcou, sob uma chuva de applausos e congratulações, na capital desse ultimo Estado.

O governador facilitou todos os meios de transporte de que necessitava o general Girard para as munições que trazia, e lhe forneceu — por conta do Estado — para cima de 300 mua-