Página:A campanha de Canudos.pdf/115

Wikisource, a biblioteca livre
a campanha de canudos
111

res. Assim apparelhados, no dia 28 de julho seguiram para Queimadas os batalhões 22 e 24, e no dia 30 o batalhão 38, acompanhado do commandanto da brigada. Este, ao tomar o seu destino, passou dessa villa o telegramma seguinte:

« Exm. Sr. governador da Bahia — Graças aos meios transporte fornecidos por v. ex. abrigada acaba de partir para Canudos. Saudações.— General Girard. »

Por sua vez, o governo do Estado havia reforçado tambem a força policial, que estava auxiliando o exercito na cruzada contra o fanatismo e a desordem.

Parecia que dispondo, afinal, de novos e mais poderosos recursos, graças aos quaes poderia restabelecer as communicações francas e livres entre o acampamento e Monte Sancto, o general em chefe não tinha que vacillar. O ataque aos pontos da cidadella, até então incolumes, impunha-se como condição de bom exito e prestigio para os soldados da republica. O chefe da expedição, comtudo, foi de outro parecer ; e, com o fim de justificai-o, expoz as razões, que eu vou summariar.

As forças assaltantes orçavam por 3.500 homens, mais ou menos, depois que — em meiado de agosto — chegara a Ca­nudos a brigada Girard, que aliás fôra atacada pelos jagunços no logar denominado Rancho do Vigario, e perdera ahi dous officiaes, tendo a custo desembaraçado o caminho, graças prin­cipalmente a um rasgo de valentia praticado pelo capitão Gomes Carneiro, qus commandava o batalhão 15. O general Artbur Oscar entendeu — que aquelle numero de praças não bastava ainda para se tentar a acção definitiva.

Accrescia — que era sensível a falta de officiaes superiores, tanto que quasi todos os corpos estavam sendo commandados por capitães e tenentes.

E a suspeita de que as egrejas, onde a gente do Conselheiro se abrigava, estavam minadas de explosivos, contribuiu muito para que o chefe da expedição se limitasse a manter as posições conquistadas, e reclamasse do Governo da União novos re­forços, que se tornavam — no seu conceito — indispensaveis.

Até que chegassem elles, a expedição ficara esperando; sendo que não teve importancia quanto occorreu durante esse tempo.