Página:A campanha de Canudos.pdf/120

Wikisource, a biblioteca livre
116
a campanha de canudos

1° corpo da brigada policial paulista, commandado pelo tenente-coronel Joaquim Elesbão Reis, e os batalhões 37 e 39 de linha, de que eram, respectivamente, commandantes o tenente-coronel Firmino Lopes do Rego e o coronel Claudio de Oliveira Cruz. O effectivo do corpo policial de S. Paulo subia a 600, e o dos outros dois batalhões indicidos a 632 praças.

Foram successivamente desembarcando, naquella cidade, os outros batalhões de linha, designados para a campanha. No dia 10, o 29, cujo commandante era o coronel João Cesar Sampaio, e que contava 28 officiaes e 280 praças de pret; no dia 16, o 28, commandado pelo tenente-coronel Antonio Bernardo de Figueiredo, com 47 officiaes e 250 praças de pret ; no dia 19, o 4° batalhão de infantaria, sob o commando do major Frederico Lisboa de Mara, com 17 officiaes, 4 cadetes e 252 praças de pret. Chegou tambem, no dia 15, a brigada policial do Pará, composta de dois batalhões de infantaria com um effectivo de 580 praças, e commandada pelo coronel José Sotero de Menezes. No dia 21, finalmente, aportou â mesma cidade o vapor nacional Carlos Gomes, conduzindo a seu bordo o batalhão de policia do Estado do Amazonas, com 28 officiaes e 300 praças de pret, sob o commando do tenente-coronel Cândido José Mariano.

Escusado é rememorar a gentileza e o enthusiasmo, com que o Governo e o povo da Bahia receberam todos esses bravos soldados, cujo nobilissimo empenho era desaggravar a lei offendida, restabelecendo o prestigio da autoridade, que estava sendo desacatada por uma porção de brazileiros desorientados, posto que valentes e destemidos.

E porque havia pressa em castigar esses, que se tinham rebellado, e se mostravam cada vez mais impenitentes, os batalhões trataram de seguir logo para seu destino, dese­josos de attingir o logar, onde Antonio Conselheiro fundara sua cidadella e seu povo.

Assim foi que partiram para Queimadas: a 9 do refe­rido mez de agosto, o batalhão de policia de S. Paulo ; a 12, o 37 ; a 13, o 29; a 14, o 39, todos tres de infantaria do exercito; a 15, a brigada policial do Pará ; a 19 o