Página:A campanha de Canudos.pdf/123

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
a campanha de canudos
119

torres da egreja nova, tomando de surpreza a trincheira inimiga, que protegia a estrada do Cambaio e a Fazenda Velha, em cujas posições se mantém, e tendo tido prejuízo apenas de quatro soldados feridos e um morto. »

No mesmo despacho, o ministro da guerra agradecia ao go­vernador a certeza, que lhe dera, de pôr á sua disposição em Queimadas, dentro do prazo de vinte dias, 200 muares de que a expedição muito carecia. O facto vem corroborar a prova exis­tente e irrecusavel do empenho e da lealdade, com que as autoridades da Bahia secundavam todas o trabalho e os es­forços do Governo federal para terminar a luta civil, que tanto estava penalizando o paiz.

A 19 de satembro, o tenente-coronel Siqueira de Menezes collocou-se à frente de tres corpos de infantaria, afim de des­cobrir o meio de se fornecer agua ao acampamento pelas estradas do Cambaio e do Columby.; visto que era escassa a quantidade do precioso liquido, que podia ser conduzida pela es­trada do Rosario, por onde aliàs viajavam todos os comboios, cujo serviço ia sendo então feito com seriedade e frequencia. O digno official desempenhou-se de sua commissão com o máaximo successo, e a occupação das posições mais importantes daquelias duas primeiras estradas impediu que os jagunços conti­nuassem a se utilizar dellas, de sorte que apenas poderiam se servir da terceira, que marginava a Varzea da Emma.

Em caminho, o tenente-coronel Siqueira Mendes apprehendeu cerca de 20 animaes, que transportavam cargas de Uàuà para a cidadella dos fanaticos; e teve occasião de ver o modo engenhoso por que se tinham estes fortificado, construindo abrigos excellentes.

O essencial para elles era ver sem ser visto, conseguir que o adversario não atinasse de prompto com as linhas de onde partiam os fogos convergentes, estivessem ellas localizadas no centro da catinga emmaranhada, ou nos altos barrancos dos rios esgotados.

E os jagunços o conseguiram por muitos dias crueis.

Felizmente, a 23 um batalhão de policia do Amazonas apossou-se da estrada da Varzea da Emma; e, graças a esta circumstancia, o sitio se tornou então completo, estando — de mais —