Página:A campanha de Canudos.pdf/125

Wikisource, a biblioteca livre
a campanha de canudos
121

obrigada, muitos morriam de inanição e cansaço, junto ao leito do Vasa-Barris, então quasi seeco.

Bem se comprehende — quanto essa circumstaucia deveria ter influido para peiorar a situação dos sitiados, que aliás não davam indicio algum de fraqueza ou desfaliecimento, muito embora a campanha houvesse tomado feição nova, francamente favoravel ás armas republicanas.

O Conselheiro, a despeito de tudo, não se rendia ! Agora na defensa, como pouco antes no ataque, revelava-se elle o mesmo homem : forte, perseverante, calmo, dominado por uma esperança no triumpho, só comparavel á fagueira seducção do seu idéal.

Entrementes, o general Carlos Eugenio de Andrade Gui­marães que, a 17 de agosto, tinha sido nomeado para servir nas forças expedicionárias, e — desde os primeiros dias de setembro — achava-se em Monte Sancto, chegou em boa hora a Canudos. A 27 desse mez, assumiu elle o commando da 2ª columna, com­ posta da 4ª, 5ª e 6ª brigadas. Os batalhões 4, 28, 29 e 39, todos de infantaria do exercito, que haviam chegado tambem, pas­saram a constituir mais uma brigada, cujo commando foi oonfiado ao coronel João Cesar Sampaio. Ao mesmo tempo, foi determinado — que o batalhão 28 ficasse encostado á 2ª brigada no caminho do Calumby.

Queria aquelle coronel, recem-chegado do Rio Grande do Sul, entrar logo em acção; receioso — ao que se dizia — de não ter mais ensejo de se bater pela legalidade e pela Ordem, pois acreditava que o sitio serviria de proximo épilogo á luta agonisante. Tratou, portanto, de suggestionar o chefe da expe­dição para que este effectuasse um novo assalto ás posições, ainda occupadas pelos sertanejos indomáveis. E o general cedeu por fim aos desejos do seu camarada, quando lhe cumpria, ao contrario, resistir-lhe com a maior convicção e energia.

Assim me exprimindo, sirvo de écho á opinião geralmente sentida e uniformemente externada.

Desde que o sitio estava completo, segundo já ponderei, e não havia possibilidade dos fanaticos romperem-no, pois lhes iam rareando— cada vez mais — agua, mantimentos, provisões,