Página:A campanha de Canudos.pdf/130

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
126
a campanha de canudos

momento de comprehenderem — que estavam completamente perdidos ; e não seria capaz de salval-os, nem a bravura inquebrantavel de todos elles, nem tão pouco os méritos e virtudes do chefe a quem com tanta abnegação serviam.

De modo que tentavam tudo, mesmo o que se lhes afigurava de temerario, para acabar a vida gloriosamente. Vencidos, como se consideravam já, preferiam comtudo morrer des­pedaçados pela bomba e pela metralha a se entregar des­armados ao adversario, em cuja isenção e generosidade não po­diam confiar. E não podiam, porque as ameaças eram frequentes e tremendas, apezar de ser a valentia, que elles revelavam, predicado sempre digno de consideração e respeito.

Por ordem superior, os soldados tinham ateado fogo à parte da população em que os fanaticos haviam se refugiado. O incêndio, alimentado por materias inflammaveis, irrom­pia a um só tempo em diversos pontos, pavoroso, devastador, voraz. Por onde quer que os sitiados tentassem mover-se, uma muralha de chammas impedia-lhes a passagem. Mulheres e crianças, aterradas e soluçantes, ajoelhavam-se, implorando em vão misericórdia e piedade. E os homens, allucinados, prorompiam nas maiores e mais selvagens imprecações, esque­cidos de si mesmos, da humanidade inteira, de Deus tal­vez.

Uma área extensa do terreno estava illuminada pelas co­lorações rubras do fogo, que espadanava. Nem o clarão das grandes queimadas, com que se prepara o solo para a cultura, no interior do paiz, era comparavel a esse espectaculo me­donho.

Aquillo tudo era horroroso de ver-se. A queimada destróe pastagens e troncos, consome os insectos, mas fertiliza com seus residuos os campos em de redor. Entretanto, o incêndio, que lavrava em Canudos, consumia quarteirões e quarteirões de casas, carbonizava centenas de homens, fazia de tudo escombros e destroços; invadia toda aquella zona accidentada de morros, aberta em desfiladeiros, ponteada de grotas e vallados, que tanto tinham valido á estrategia do Conselheiro: e pelo ambiente espalhava espessa e lugubre fumarada.