Página:A campanha de Canudos.pdf/142

Wikisource, a biblioteca livre
138
a campanha de canudos

manifestou-me os conceitos expendidos, interpretando os senti­mentos dos brazileiros e enunciando os seus pessoaes, determina que, em reconhecimento desses notaveis serviços, sejam lou­vados nominalmente os generaes de brigada Arthur Oscar de Andrade Guimarães, commandante em chefe, João da Silva Barbosa, Claudio do Amaral Savaget e Carlos Eugenio de An­drade Guimarães e, em geral, todos os commandantes de brigada e corpos, todos os officiaes superiores, subalternos, inferiores e praças quer do exercito, quer da policia dos Estados do Ama­zonas, Pará, Bahia e S. Paulo, que fizeram parte daquellas forças, pela dedicação, zelo e pericia com que cumpriram sua elevada missão com glorias para si e honra para a republica. Em cumprimento, pois, d’essa determinação, deveis mandar louvar em nome do exm. sr. Presidente da republica, os mesmos generaes, officiaes e praças, o que fareis tambem em meu nome. »

Si em todos os Estados da republica foi recebida com alacridade a noticia da terminação da campanha de Canudos, no Estado da Bahia, como era de prever, o contentamento popular excedeu todas as raias. As demonstrações officiaes, que a respeito tiveram logar, transpiraram tambem o mais sincero jubilos e se revestiram todas da maxima solemnidade.

O paiz inteiro, livre do pesadelo que tanto o tinha afadigados podia emfim respirar a pulmões cheios. Dissipara-se a nuvem que toldara o horizonte da patria brazileira, estancara-se a fonte de boatos insensatos, eliminara-se a causa de grandes tribulações e anceios.

Por todas as fôrmas, o povo se mostrou enthusiasmado e satisfeito. Percorreu as ruas empavezadas, acclamando o Go­verno, o exercito e seus generaes, dando-se parabens pelo restabelecimento da concordia e da paz.

O presidente da republica, o Congresso nacional, os gover­nadores dos Estados, todas as autoridades, emfim, fizeram salientar o seu contentamento.

O commercio, as artes, as diversas classes sociaes, compar­tilharam do prazer, que principalmente os republicanos sentiram.