Página:A campanha de Canudos.pdf/17

Wikisource, a biblioteca livre
a campanha de canudos
13

Assim é que nuns contava-se — que Antonio Conselheiro, involuntariamente embora, matara a própria mãe, no mo­mento em que esta, disfarçada em trajos masculinos, batia — por alta noite — á janella da alcova da nòra, procurando com semelhante ardil demonstrar ao filho — que a esposa lhe era infiel.

Em outros romances, relatava-se — que o fanatico cea­rense assassinara a consorte, impellido por suspeitas, que os acontecimentos de nenhum modo justificaram.

De maneira que, a vida original do Conselheiro era tomada por muita gente á conta de expiação e penitencia.

Certo é que, uma vez restituido á liberdade, Antonio Ma­ciel voltou para o antigo theatro de suas façanhas, a conti­nuar na mesma vida de agitação e prèdica. Percorreu elle então varias localidades da Bahia, demorando-se mais tempo em Monte Sancto, Cumbe, Bom-Conselho e Massacará. Por toda parte, entretanto, conquistava a nomeada especial de beato, pois consumia quasi todo seu tempo na edificação de egrejas e cemiterios. Além disto, conseguira levantar — na comarca de Itapicurú — um novo povoado a que pusera o nome de Bom Jesus.

Foi por occasião de achar-se o Conselheiro ahi, que o dele­gado de policia respectivo dirigiu ao chefe de policia da Bahia este curioso officio :

« Villa do Itapicurú, 10 de novembro de 1876 — Delegacia de policia.

Illm. sr. — E’ de meu dever levar ao conhecimento de v . s. que, no arraial do Bom Jesus, existe uma sucia de fanatizados e malvados que poem em perigo a tranquillidade publica. Ha 12 annos, pouco mais ou menos, com pequenas interrupções, fez sua residencia neste termo Antonio Vicente Mendes Maciel, vulgo Antonio Conselheiro, que, por suas prédicas, tem abusado, da credulidade dos ignorantes, arrastando-os ao fanatismo.

Havendo suspeitas de que elle fosse criminoso no Ceará, província de seu nascimento, foi no auno de 1876 preso por ordem do dr. chefe de policia daquella época e para ali remettido. Regressando pouco depois, fez neste termo seu acam-