Página:A campanha de Canudos.pdf/19

Wikisource, a biblioteca livre
a campanha de canudos
15

só o daqui a tem tolerado, e agora é tardio o arrependimento, porque sua palavra não será ouvida. Ha pouco, mandando chamal-o para pôr termo a este estado de cousas, a resposta que lhe mandou Antonio Conselheiro, foi — que não tinha nego com elle; e não veio. Consta que os vigários das freguezias têm lido a pastoral do exm. sr. arcebispo, prohibindo os ser­mões e mais actos religiosos de Antonio Conselheiro, e exhortando o povo para o verdadeiro caminho da religião : nesta ainda não foi lida, sem duvida pelo receio que tem o vigário de se revoltarem contra elle os fanatizados.

0 cidadão Miguel de Aguiar Mattos, como outros, tem vindo pedir providencias, as quaes tenho deixado de dar por não contar com força sufficiente para emprehender esta dili­gencia, que, si for mallograda, peiores serão ainda os resul­tados.

Cumpre dizer que Antonio Conselheiro, que veste uma camisola de panno azul, com barbas e cabellos longos, é malcreado, caprichoso e soberbo.

Não convindo esta ameaça constante ao bem publico, e antes cumprindo prevenir attentados e desgraças, solicito de v. s. um destacamento de linha para dispersar o grupo de fanaticos. Renovo a v. s. os meus protestos da mais subida estima, consideração e respeito. Deus guarde a v . s. — Illm . sr. dr. Domingos Rodrigues Guimarães, m. d. chefe de policia desta provincia.— Luiz Gonzaga de Macedo.»

Embora nenhum facto positivo houvesse ainda denunciado, por parte do Conselheiro, intentos verdadeiramente criminosos, bem certo ô — que os fazendeiros e proprietários, residentes na zona por elle freqüentada, mostravam-se receiosos e alarmados. Nem era, certamente, para traquillisar a grande comitiva de Antonio Conselheiro, formada exclusivamente de pessoas fanatizadas, entre as quaes elle dominava como mestre infallivel, e senhor absoluto.

«Em peregrinações religiosas e attitude pacifica, em começo, esses grupos, crescendo dia a dia pelo contagio do fanatismo, entregavam-se por ultimo à pratica de crimes, perturbavam a ordem publica, impediam à mão armada a cobrança de impos-