Página:A campanha de Canudos.pdf/22

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
18
a campanha de canudos

Munido, então, de faculdades e poderes especiaes, segui acompanhado de um outro religioso — fr. Caetano de S. Leo ; e, hoje, desempenhada como nos foi possível a incumbência rece­bida, venho relatar minuciosamente a v. ex. revma. o que observámos, e qual o resultado dos nossos esforços, em parte frustrados, para que tenha v. ex. revma. sciencia de tudo, e providencie como for conveniente, na qualidade do governador do arcebispado.

Principiarei por dizer — que partindo a 26 do abril, só a 13 de maio conseguimos entrar no povoado de Canudos, apezar do nosso empenho em transportar-nos o mais depressa possivel. As difficuldades em obter conducção e se encontrar agazalho nas estradas, e guias conhecedores do caminho, retardaram a viagem, forçando-nos a uma demora de muitos dias no Cumbe, que ainda fica a 18 leguas de Canudos.

Ainda tão distantes, já deparavamos os prenuncios da insu­bordinação e da anarchia de que iamos ser testemunhas, e que se fazem sentir por muitas leguas em derredor do referido povoado.

Tres leguas antes de chegar ao Cumbe, avistámos um numeroso grupo de homens, mulheres e meninos, quasi nús, agglomerados em torno de fogueiras, e, acercando-nos delles, os saudamos ; perguntando-lhes eu — si era aquella a estrada que conduzia ao Cumbe.

Seu primeiro movimento foi lançar mão de espingardas e facões, que tinham de lado, e juntarem-se todos em attitude aggressiva. Pensando acalmal-os, disse-lhes que eramos dois missionários que se tinham perdido na estrada, e queriam saber si era longe a freguezia. Responderam: não sabemos, perguntem ali ; e apontaram uma casa vizinha.

Era uma guarda avançada de Antonio Conselheiro, essa gente que haviamos encontrado.

Annunciada, no Cumbe, à missa conventual de domingo, 5 de maio, a missão que iamos dar em Canudos, não foi para os habitantes desse povoado uma surpreza a nossa chegada, no dia 13 ás 10 horas da manhã.

A fazenda Canudos dista duas leguas do Riacho das Pedras, no lado opposto á serra geral. A uma legua de distancia, o