Página:A campanha de Canudos.pdf/23

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
19
a campanha de canudos


terreno é inculto, porém optimo para a creação miuda, prin­ cipalmente nas cheias do rio Vasa-Barris.

Um kilometro adiante descobre-se uma vasta planicie muito fertil regada pelo rio, na baixa de um monte, de cuja eminencia já se avistam a casa antiga da fazenda Canudos, a capella edificada por Antonio Conselheiro, e as miserrimas habitações dos seus fanatizados discípulos.

Passado o rio, logo se encontram essas casinholas toscas, construidas de barro e cobertas de palha, de porta, sem janelia, e não arruadas. O interior é immundo, e os moradores, que — quasi nús — sahiam fôra a olhar-nos, attestavam, no aspecto esquálido e quasi cadaverico, as privações de toda especie que curtiam. Vimos depois a praça, de extensão regular, ladeada de cerca de 12 casas de telha, e nas extremidades — em frente uma á outra — a capella e a casa de residencia de Antonio Conselheiro. A’ porta da capella, e em varios pontos da praça, apinhavam-se perto de 1.000 homens, armados de bacamarte, garrucha, facão, etc., dando a Canudos a seme­lhança de um acampamento de beduinos.

Usam elles camisa, calça e blusa de azulão, gorro azul á cabeça, alpercatas nos pés. O ar inquieto e o olhar, ao mesmo tempo, indagador e sinistro, denunciavam consciências pertur­badas e intenções hostis.

Alojámo-nos numa casa de propriedade do revm. vigário do Cumbe, que nos acompanhava e ali não havia voltado, desde que — ha cerca de um anno — soffrera grande desacato. Logo após a nossa chegada, no decurso apenas de duas horas, pude ver o seguinte, que dá a medida do abandono o desgraça, em que vive aquella gente: passaram a enterrar oito cadaveres, conduzidos por homens armados, sem o minimo signal religioso. Ouvi tambem — que isso ó um espectáculo de todos os dias, e que a mortalidade nunca é inferior, devido ás moléstias contrahidas pela extrema falta de asseio e ponuria de meios de vida, o que dá logar até a morrerem de fome.

Refeitos um pouco da nossa penosa viagem, dirigimo-nos para a capella, onde se achava então Antonio Conselheiro, assistindo aos trabalhos de construcção. Mal nos perceberam,