Página:A campanha de Canudos.pdf/26

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
22
a campanha de canudos


Com uma certa reputação de austeridade de costumes, envolvem-no tambem, e concorrem para augmentar a curiosi­dade de que é alvo e o prestigio que exerce, umas vagas, mas insistentes supposições da expiação rigorosa de um crime commettido, aliás, em circumstancias attenuantes.

Ninguém pôde falar-lhe a sós, porque seus pretorianos não o deixam, ou receiando pela vida do chefe, ou para não lhes escapar nenhum de seus movimentos e resoluções.

Antonio Conselheiro, inculcando zelo religioso, disciplina e orthodoxia catholica, não tem nada disto ; pois contesta o en­sino, transgride as leis, e desconhece as autoridades ecclesiasticas, sempre que de algum modo lhe contrariam as idéas ou os caprichos; e, arrastando por esse caminho os seus in­ felizes sequazes, consente ainda que elles lhe prestem home­nagens que importara um culto, e propalem em seu nome doctrinas subversivas da ordem, da moral e da fé.

Os alliciadores da seita se occupam em persuadir ao povo de que todo aquelle que quizer se salvar precisa vir para Canudos, porque nos outros logares tudo está contaminado e perdido pela republica; ali, porém, nem é preciso trabalhar : é a terra da promissão, onde corre um rio de leite, e são de cuscus de milho os barrancos.

Quem tiver bens disponha delles, e entregue o producto da venda ao bom Conselheiro, não reservando para si mais do que um vintem em cada 100$. Si possuir imagens traga-as para o sanctuario commum.

O que seguir isto á risca terá direito a vestuário e ração, e contam-se em taes condições para mais de 800 homens e 200 mulheres no séquito do conhecido fanatico.

As mulheres se occupam em preparar a comida, coser, e en­feitar os gorros de que usam os homens ; e à noite vão cantar bemdictos na latada, accendendo fogueiras quando é tempo de frio.

Os homens estão sempre armados, e dia e noite montam guarda a Antonio Conselheiro; parecem idolatral-o, e cada vez que elle transpõe o limiar da casa em que mora, é logo recebido com ruidosas acclamações, e vivas á Sanctissima Trindade, ao Bom Jesus e ao Divino Espirito Sancto.