Página:A campanha de Canudos.pdf/31

Wikisource, a biblioteca livre
a campanha de canudos
27

Haviam-se feito já quando encerrei de chofre os meus tra­balhos da missão, 55 casamentos de amancebados, 102 baptisados e mais de 400 confissões.

No dia em que devíamos partir, fui pela manhã chamado para uma confissão de enfermo, e acudi sem hesitação, seguindo uns homens armados, que tinham vindo chamar-me a esse fim.

Chegado á casa interroguei o doente si queria confessar-se, e respondendo que sim, pedi aos taes homens armados que sahissem para não ouvir a confissão. Elles não se moveram, e um perfilou-se e bradou: custe o que custar, não sahimos.

Observei, então, ao doente — que nem eu podia ouvir a con­fissão, nem elle estava obrigado a fazel-a em taes circumstancias ; e immediatamente retirei-me, protestando em voz alta, da porta da casa e na rua, contra aquella affrontosa violação das leis da religião e da caridade.

Redobrou, então, a furia daquelles desvairados, e vomitando insultos e imprecações, e juras de vingança, tomaram a entrada da casa em que me hospedara, e onde já me achava.

A minha missão terminara; a seita havia levado o maior golpe que eu podia descarregar-lhe: e conservar-me por mais tempo no meio daquella gente, ou sahir-lhe ainda ao encontro, seria rematada imprudência, sem a minima utilidade.

Os companheiros de viagem esperavam-nos, com os animaes arreiados, nos fundos da casa. Dando costas aos miseros provocadores, de lá mesmo seguimos, e, galgando a estrada, ao olhar pela ultima vez o povoado, condoido da sua triste situação, como o divino Mestre diante de Jerusalém, eu senti um aperto n’a1ma, e pareceu-me poder tambem dizer-lhe:

« Desconheceste os emissários da verdade e da paz, repeliste a visita da salvação; mas ahi vêm tempos em que forças irresis­tíveis te sitiarão; braço poderoso to derrubará e, arrasando as tuas trincheiras, desarmando os teus esbirros, dissolverá a seita impostora e maligna, que te reduziu ao seu jugo odioso e aviltante. »

Hoje, longe dessa infeliz localidade, e podendo informar sem resentimento o com toda a exactidão e justiça, eu recapitularei o exposto dizendo o seguinte: