Página:A campanha de Canudos.pdf/44

Wikisource, a biblioteca livre
40
a campanha de canudos

das estradas, pela falta de barracas ; e tambem pela necessidade de conservar-se a força sempre em armas em sities cuja topographia nos era desconhecida, e onde não nos podíamos íiar em informações adrede preparadas, com o intuito de nos illudir. Muitas praças tiveram ainda algumas peças de seus uniformes perdidas por completamente inutilizadas, como fossem túnicas de flanella cinzenta e calça de panno garance, rasgadas pelos galhos das arvores e espinhos das picadas, estrada, etc. Al­gumas perderam na marcha as gravatas de couro, outras ti­veram no combate os gorros e os capotes crivados de balas ou cutilados a facão, em farrapos e ensangüentados. Ainda outras perderam os gôrros, levados pelas balas. O calçado incapaz de resistir a uma marcha tão longa, e por tão màus caminhos, estragou-se, ficando um grande numero de praças descalças.

Disciplina — Foi mantida em toda sua plenitude, sem que tivesse havido infracção alguma digna de nota, durante todo periodo de meu commando. Quartel da Palma, na Bahia, 10 de dezembro de 1896. — Manuel da Silva Pires Ferreira, te­nente. »

Apezar da segurança com que o tenente Pires Ferreira fala do desbaratamento dos fanaticos, a verdade é — que a opinião publica do Estado não se satisfez com a victoria, apre­goada por esse militar.

Fosse porque Canudos não tinha sido atacado, fosse porque a retirada da força impressionara mal os espiritos, fosse emfim porque os soldados voltaram para Joaseiro numa completa des­ordem ; certo é — ninguém acreditou que aquelle triumpho podesse servir de correctivo á gente do Conselheiro, ou produzir qualquer effeito favoravel á tranquillidade das paragens que ella estava alarmando.

Muito pelo contrario, cresceu com a noticia da occurrencia o prestigio do velho cearense.

Os seus antigos co-religionarios redobraram-lhe a con­fiança, e fizeram maior praça do seu valor.

E a emigração para Canudos augmentou desmedidamente. Foi com certeza impressionado por esses factos que, a 22 de dezembro de 1896, o commissario de policia do municipio de