Página:A campanha de Canudos.pdf/45

Wikisource, a biblioteca livre
a campanha de canudos
41

Pombal resolveu officiar ao chefo respectivo, nos termos que se seguem :

« Exmo. sr. — Corre-me o dever de levar ao vosso conhe­cimento, além do estado de afflicção em que se acha a população deste município, em consequencia do terror que têm incutido as ameaças de devastação e aniquilamento, que todos os dias lhe fazem os fanaticos de Antonio Conselheiro, as occurrencias posteriores ao combate de Uáuá, que se têm dado no territorio deste termo e nos circumvizinhos.

Parece que si decorrerem mais alguns dias, sem que se trave novo combate entre as forças legaes e os sequazes de Antonio Conselheiro, a população deste município e a dos limitrophes ficarão reduzidas a menos do metade, tendo em vista os numerosos grupos que têm sahido em direcção a Canudos, no proposito de reforçar os fanaticos de Antonio Conselheiro.

Todos os dias chegam a esta villa noticias verdadeiras, trazidas por pessoas que moram á margem das estradas que conduzem a Canudos, da passagem de grandes grupos de homens armados, que se dirigem para ali, no empenho por elles confessado de se baterem e morrerem pelo seu Bom Jesus, pois tal é o modo por que elles tratam esse homem perni­cioso, que tantos males já tem causado a esta zona sertaneja, seriamente ameaçada por elle, e pelos seus, de maiores damnos.

Ainda hoje tive informação de terem sido encontrados, hontem, entre as fazendas Salgado e Junco, no extremo desta freguezia com a do Massacarà, cento e muitos homens ar­mados, que diziam ir para Canudos « cortar soldados » . Estes e todos que lá estão asseveram — que não têm medo de morrer, porquanto a morte para elles, segando a garantia que lhes dá Antonio Conselheiro, importa uma mudança para o céu.

Infelizmente, não são somente os municípios desta zona que têm contribuído com reforços numerosos para continuação da luta entre Antonio Conselheiro e o Governo, pois é publico e notorio nesta villa, por noticias vindas de diversos pontos do rio S. Francisco, que de diversas localidades daquelle sertão' têm descido para Canudos grandes contingentes de homens armados e de munições bellicas.