Página:A campanha de Canudos.pdf/46

Wikisource, a biblioteca livre
42
a campanha de canudos

Contam como certo — que somente da Varzea da Ema, município de Capim-grosso, que é um homizio de criminosos daquelle termo è de outros, foram duzentos e muitos homens armados, e de Rodellos, termo de Curral dos Bois, tresentos e tantos.

As autoridades de varios municípios, além de muitos outros cidadãos, que têm de alguma sorte feito opposição á propa­ganda dos suppostos milagres do celebre fanatico, estão amea­çados de morte por elle e pelo seu séquito. A noticia da reti­rada da tropa de linha causou profundo e geral desanimo em todo este sertão, e inspirou grande vigor aos fanaticos, que veem nisto um milagre do sancto cuja victoria elles já garantem. Saude e fraternidade. — Exm. sr. dr. chefe de policia e segurança da Bahia. — O commissario de policia, Alcides do Amaral Borges.»

Como quer que fosse, o Governo carecia restabelecer a sua força moral, incontestávelmente abalada.

E com esse fim tratou elle de organizar uma outra ex­pedição, que deveria ser mais respeitável pelo numero de sol­dados, que a compuzesse, tanto quanto mais bem apparelhada para o campo de acção, em que teria de agir.

O major Febronio de Britto, do 9° de infantaria do exer­cito, foi nomeado então para commandar essa força, que seria formada por 300 praças de linha e 100 da policia bahiana. Mas, daquellas apenas 100 poderam partir.

Com a diligencia seguiram oito officiaes do exercito e tres do corpo de policia, um medico, um pharmaceutico e um enfermeiro com a competente ambulancia, além de um canhão Krupp, calibre 8, convenientemente guarnecido, e acompa­nhado de alguma munição.

O commandante da expedição foi autorizado pelo gover­nador a despender por conta do Estado o que julgasse neces­sário para bom exito da incumbência, que lhe estava commettida. E se expediram, simultaneamente, diversas provideneias no sentido de se lhe prestarem todos os meios de transporte o outros elementos de que viesse a carecer durante a sua marcha.