Página:A campanha de Canudos.pdf/48

Wikisource, a biblioteca livre
44
a campanha de canudos

O general, porém, não requisitou do governador os recursos indispensáveis para a partida do coronel Tamarindo. E quando o chefe de policia foi saber da razão desse facto, obteve como resposta — que se tinha ordenado o regresso do major Febronio de Brito para Queimadas, em virtude de haver este telegraphado,allegando falta de viveres e agua para continuar a sua marcha.

O governador fez tornar o chefe de policia à presença do general para lémbrar-lhe — que, em taes condições seria prefe­rível que a força seguisse para Monte Sancto, relativamente perto do logar onde já se achava ella, e que sobretudo dispunha de mantimentos em abundancia. O commandante do districto recusou semelhante alvitre, allegando o receio de ser sacri­ficada a força nessa villa.

A esse tempo, o major Febronio de Brito, apreciando a ordem que havia recebido, telegraphava ao general Solon nos termos que se vão ler em seguida : Regressar Queimadas con­sidero imprudência. Penso momento urge avançar Canudos. Demora tem prejudicado indizivel enthusiasmo, que tive felicidade incutir força.

Do confronto desse telegramma com a resposta do general, acima indicada, se conclue— que houve pelo menos um equivoco lamentavel na apreciação dos acontecimentos.

Desde quando o major Febronio pensava ser urgente avançar sobre Canudos, e nenhuma providencia reclamava neste sentido, não se póde conceber— que sentisse falta de viveres e agua; pois em taes condições não poderia suggerir aquelle parecer. Não é de certo admissível — que o responsável por uma diligencia de tamanha importância considerasse im­prudência tornar ao ponto de sua partida e, pelo contrario, aconselhasse o ataque immediato, si realmente carecesse de provisões para a columna confiada ao seu commando, e que tinha de travar com os jagunços uma luta, cujo alcance e du­ração era impossivel com certeza calcular.

A ordem de regresso, porém, não foi modificada. De modo que, muito embora a contra-gosto, o major Febronio teve que voltar para Queimadas; obedeceu resignado ao seu superior hierarchico.