Página:A campanha de Canudos.pdf/51

Wikisource, a biblioteca livre
a campanha de canudos
47

E forçoso è convir: a ordem para o regresso do major Febronio não contrariara somente a este militar. Ella tinha impres­sionado desagradavelmente quer as autoridades, quer os habi­tantes de Monte Sancto, como se infere de varios telegrammas então publicados.

Em todo o caso, não se fez demorar o governador em satis­fazer a solicitação do major Febronio, quanto á remonta por este aventada. De sorte que, dentro de alguns dias, o effectivo das forças expedicionárias attingia ao numero de 600 homens, pois que tinha sido reforçado, não só com as 100 praças do exercito pedidas, mas tambem com outras tantas da policia bahiana.

O dr. Felix Gaspar de Barros e Almeida, chefe da policia e segurança publica, seguiu nessa occasião para Queimadas, afim de conferenciar com o referido major sobre os meios de mobilizar mais facil e promptamente a força, para cujo fornecimento pro­videnciou elle, tanto ali, quanto em diversos pontos da estrada de ferro de modo que poucos dias depois toda ella marchou mu­nida dos elementos que requisitara o seu commandante.

Em Monte Sancto, se reuniu de novo â expedição o contin­ gente da policia bahiana, que delia se tinha dias antes des­ligado.

Convém registrar — que houve empenho decidido em auxi­liar a expedição, já por parte das autoridades, já por parte dos cidadãos mais qualificados. Prova-o de sobejo o telegramma que, em 25 de dezembro, o major Febronio fez passar ao mesmo chefe de policia:

« Coronel Felisberto, dizia elle, acaba remetter-me 20 animaes gratis, só vencendo conductores. Maior difficuldade aqui falta arreios tracção. Não apparecem. Despezas conductores serão cargo commissario Monte Sancto, auxiliar activo. »

Era a confirmação do que já o mesmo major havia externado, relativamente aos commissarios de policia de Queimadas e Serrinha, no telegramma de 26 de novembro a que atrás alludi.

Mas, todos estavam de accordo em que o ataque ao reducto de Canudos podia ser tentado com vantagem, pois reputavam sufficientes para essa empreza as forças de que se compunha a segunda expedição.