Página:A campanha de Canudos.pdf/54

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


As munições ô que foram tomadas por balanço, veriticando-se então a existencia— em Monte Sancto — de 110.000 cargas para as armas Mannlicker e de 60.000 para as armas Comblain.

Tudo, pois, leva a crer — que o commandante da expedição despendia o tempo em recolher e ponderar noticias ácerca das posições que o Conselheiro occupava, e do numero de comba­tentes de que este dispunha; comquanto pouco podesse com isto adiantar, pois as informações obtidas eram positivamente contradictorias. E de facto, os acontecimentos posteriores vieram convencer de que o major Febronio não conseguira apoderar-se da verdade.

Decorridas, entretanto, algumas semanas, a expedição le­ vantou acampamento, de conformidade com as ordens transmittidas pelo coronel Saturnino, qué as havia combinado com o conselheiro governador do Estado.

Transpoz ella victoriosamente as gargantas estreitas das serras de Caipáu e Cambaio. Na artilharia, que levava, punha o major Febronio as esperanças mais lisonjeiras. Affiguravase-lhe mesmo que, logo aos primeiros disparos, os sertanejos bahianos, carentes de instrucção militar, desconhecedores das escolas de tiro, sem canhão que podessem oppôr ao canhão que os ameaçava, teriam que se render ou fugir.

Assim, porém, não succedeu.

A 16 de janeiro de 1897 as forças estadoal e federal, ao mando do major Febronio de Brito, tinham à vista as avan­çadas da gente de Antonio Conselheiro. No dia seguinte, depois do necessário reconhecimento, verificou-se que os fanaticos, valendo-se das condições naturaes do terreno, desegual e monta­nhoso, de onde surgia uma rocha viva, formando uma preciosa trincheira, achavam-se collocados em posições magnificas, de modo que era tão difficil quanto arriscado atacal-os por pontos differentes.

No dia 18 a força se moveu, si bem que custosamente; e, disposta a artilharia como mais convinha, rompeu esta o fogo às 10 horas da manhã, sendo secundada pela infantaria. Era a resposta endereçada aos jagunços, que desde cedo estavam atirando contra os soldados da legalidade.