Página:A campanha de Canudos.pdf/55

Wikisource, a biblioteca livre
a campanha de canudos
51

O combate durou cinco horas, ininterrupto e renhido. A’ 1 hora da tarde, ainda os fanaticos não tinham cedido um passo sequer. O major Febronio, então, reuniu todos os offlciaes, e dividiu a columna para o assalto, que se effectuou felizmente. Abandonada afinal a trincheira, o combate continuou menos nutrido, sendo os jagunços desalojados de suas posições ao longo da estrada.

A’s 3 horas da tarde, a força acampou a seis kilometros dis­tantes de Canudos. No theatro da acção jaziam mortas quatro praças, existindo mais de 20 feridas. Além destas, dous offlciaes do exercito e um da policia bahiana accusavam ferimentos tambem. Não foi possivel conhecer com exactidão as perdas, que a gente do Conselheiro soffreu, mas foram ellas assás consideráveis. E é forçoso, confessar — que de lado a lado se praticaram ver­dadeiros prodígios de valor.

Nem tudo, entretanto, ficara terminado.

No dia 19, pelas 7 horas da manhã, no momento em que a força legal se movia de Taboleirinho para emprehender o ataque a Canudos, foi inopinadamente envolvida por uma enorme massa de inimigos. Houve alguns momentos de indecisão, cau­sada pela surpresa do facto; mas a ordem logo depois se restabeleceu, tornando-se em seguida formidoloso e geral o combate.

E, para resistir ao impeto da aggressão, que simultanea­mente irrompia da frente, da retaguarda e dos flancos, o commandante da expedição mandou formar quadrado; acontecendo que a artilharia foi então puxada a pulso, por falta de animaes, como elle proprio narrou no « telegramma parte» , que fez expedir ao chefe do districto militar.

A todos admirava a pressa com que refaziam-se os diíferentes grupos de jagunços.

Quem quizer, no entanto, aquilatar a bravura e o denodo, com que se pelejou nessa nesga de territorio, até então desconhecida, bastará saber— que os jagunços vinham, impellidos por uma intrepidez indomável, morrer abraçados aos canhões, quentes ainda do vomitar das balas e das metralhas! Investiam com o ardor e desespero, proprios de fanaticos, ainda em cima convencidos do que, si morressem, resuscitariam logo depois