Página:A campanha de Canudos.pdf/60

Wikisource, a biblioteca livre
56
a campanha de canudos

Colhilas as partes dos srs. commandantes de column&s e do sr. capitão medico de 4ª classe, encarregado do serviço sanitario das forças, sobre o combate de 18, em que foi assaltada a formidável trincheira natural da serra do Cambaio, talhada em rocha viva, e de 19, quando os scelerados do fanatico Antonio Conselheiro, que dali foram expellidos á viva força, acommetteram o acampamento às 7 horas da manhã, quando toda a columna se movia para dar, em Canudos, ao covil desses bandidos, o assalto definitivo e liquidação dos mesmos, jul­ ga-se este commando habilitado a fazer publicas as occurrencias desses memoráveis dias, e suas minúcias, já sufficientemente detalhadas em telegramma — parte que, em 24 do corrente, dirigira ao sr. coronel commandante do 3° districto militar e, por intermédio deste, ao dr. chefe de segurança publica.

No assalto de 18, houve parcialmente — é certo — muita galhardia. No serviço da artilharia, vi com sangue frio e boa direcção o sr. 2° tenente Hilário Francisco Dias, que conservou-se firme no seu posto, apezar de ferido, embora levemente, no começo da acção, que principiou ás 10 horas da manhã, e terminou às 3 da tarde.

A luta foi emprehendida pelo 33° batalhão do infantaria, na parte de seu contingente de guarda avançada, sob o com­ mando dos srs. alferes Herminio Pinto da Silva e Emilio de Carvalho Montenegro, que conservaram-se em seus postos, dando priocipio á acção. Os auxilios foram depois prestados pelos contingentes do 9° e 21° de infantaria, e uma parte da força de policia do Estado, sob o commando do heroico te­nente Wencesláu Martins Leal, que cahiu com ferimentos graves — brava e temerariamente — na trincheira.

Na occasião em que ordenei o assalto, operou pela direita com uma pequena força o sr. tenente de policia Polycarpo Costa, que se houve com valentia e denodo na perseguição e desalojamento dos bandidos, emquanto que os 2° sargentos Anacleto Alves Ribeiro e Eduardo da Costa Nunes, presente mais tarde o sr. capitão José Joaquim de Andrade, comman­ dante da 2ª columna, e seus subalternos, praticaram actos de admiravel bravura sobre as serras da esquerda.