Página:A campanha de Canudos.pdf/62

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
58
a campanha de canudos

mento nos combates, ao sr. alferes Almerindo Ferreira Telles de Menezes, de quem faz referencias o sr. commandante da Iª columna em sua « parte » e ainda por sua constancia nas operações.

Agradeço ao sr. capitão José Joaquim de Andrade a persistência que teve em seu posto na acção, mantendo a disciplina e a ordem, e ao sr. alferes Antonio Bernardo da Fonseca Galvão; ao sr. capitão Virgilio Pereira de Almeida, commandante da força policial, a dedicação com que cumpria as minhas ordens, e a disciplina que manteve em sua força. Os elogios do sr. alferes Ignacio Mendo Filho se contêm na « parte » desse mesmo sr. capitão, que salienta a conservação no combate, ainda depois de ferido levemente, do referido sr. alferes.

A força policial, apezar de não muito adextrada nas armas, portou-se na altura do soldado disciplinado, em com­bate firme ao lado de seus camaradas.

Infelizmente, nada tenho a oppôr â menção de incorrecção, que faz em sua alludida « parte » o referido sr. capitão Virgilio, sobre o procedimento retrahido dos srs. tenente João Aureliano Ferreira da Silva e alferes Caetano de Sá Barreto Villasboas.

Cumpre-me ainda agradecer aos srs. dr. Esveraldino Cicero de Miranda, chefe do serviço de saude, e Edgardo Henrique Albertazzi, pela solicitude com que pensaram os feridos, quasi em abandono paio avanço enthusiastico da columna, e ainda na linha de fogo, com calma e humanidade, auxiliados pelo sr. dr. Gabriel Archanjo Dultra de Andrade.

Todos bem se conduziram no penoso trabalho da retirada, em que só a calma e a ordem poderam salvar a columna e sua honra.

Dez foram os martyres tombados e muitos os feridos, nessas lutas, cujas glorias entrelaçadas ao luto dos camaradas feridos se alteiam por sobre cerca de 900 a 1.000 bandidos, dizimados na acção ; sendo que o triumpho seria completo, si os meios de mobilidade o fossem tambem, bem como snfficiente o numero das forças em operações. Então a própria