Página:A campanha de Canudos.pdf/72

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
68
a campanha de canudos

Souza Menezes para commandante dessa base de operações, pois ninguem, melhor do que elle, nos poderá preparar lá recursos. Vinda 100 homens poderá ser feita com urgência, o que não se dará batalhão. Saudações. » Palavras textuaes do telegramma.

Eis o que pensava o chefe da expedição, quando ainda em Queimadas. Acreditava na possibilidade do Conselheiro correr, e era natural, portanto, que dispensasse o batalhão, e se conten­tasse com algumas praças para guarnecer Monte Sancto, que — bem ou mal — considerava a base das operações. Pelo mais, elle se responsabilizava.

Apezar, entretanto, de não se ter confirmado o boato da fuga dos jagunços, coronel Moreira Cesar, ainda assim, no dia 17 de fevereiro, levantou o acampamento de Queimadas, e a 18 se installava em Monte Sancto, para dahi sahir na madrugada de 23 com toda a brigada, em demanda do Cumbe. O 9° batalhão partira da capital do Estado no dia 11.

Nessa jornada, porém, occorreu um incidente, qne deve ser conhecido, como elemento da critica historica indispensavel.

Na manhã de 18, viajando em direcção a Monte Sancto, entre o logar denominado Cansanção e a fazenda Lagôa de Cima, o coronel Moreira Cesar foi acommettido de uma syncope. Em falta absoluta de medicos, ao chefe da expedição soccorreram os officiaes do seu estado-maior. Estes, todavia, tomados de susto e de zelo, mandaram logo chamar o dr. Esveraldino de Miranda, que estava junto ao 7° de infantaria, no sitio denominado Quirinquical, àquem de Monte Sancto.

Mas, o coronel dentro em pouco se sentiu melhor e, tor­nando a montar a cavallo, proseguiu na sua derrota.

Quando tinha andado cerca de 13 kilometros, o chefe da expedição se encontrou com aquelle facultativo, que trazia comsigo o pharmaceutteo militar capitão Anisio Moniz Gomes ; e ambos o conduziram pára uma casa da citada fazenda, onde applicaram-lhe um sinapismo, que produziu logo o mais benefico effeito. Entretanto, no dia 22 o incommodo se repetiu, sendo assaltado o coronel por uma vertigem, no momento em que estava a descansar no sitio denominado Laginha, que demora aproximadamente 19 kilometros além de Monte Sancto.