Página:A campanha de Canudos.pdf/73

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
a campanha de canudos
69

Verdade é — que dahi em diante mais nada elle soffreu, até que foi victima de sua temeridade em frente a Canudos.

O diagnostico da enfermidade não foi conhecido a principio, mas pouco depois assoalhou-se — que o coronel Moreira Cesar padecia do mal sagrado.

Ao passo que esses acontecimentos desdobravam-se, partia de Sergipe o batalhão 26° de infantaria de linha, segundo os desejos manifestados pelo chefe da expedição; e, tendo elle chegado — no dia 26 — á villa de Geremoabo, o juiz de direito da respectiva comarca expediu ao governador o telegramma a seguir:

« Saudo-vos. Chegou hontem nesta villa o batalhão 26. Geremoabo é celleiro abundante e cubiçado pelos fanaticos de Canudos. Portanto, necessidade primordial conserveis o batalhão nesta villa. População satisfeita garantia vida. — Raymundo Ignaçio. »

A solicitação desse magistrado foi attendida, de modo que a expedição ficou assim composta: batalhões de infantaria do exercito 7°, 9° e 16°, una esquadrão do 9° regimento de cavallaria de linha, uma bateria de artilharia, e 200 praças — mais ou menos — da policia bahiana.

Continuando no seu itinerário, a expedição partiu na ma­drugada de 25 para a fazenda Cajaseira, onde acampou depois de 15 kilometros de marcha. O coronel Moreira Cesar havia chegado e reassumido o commando, na vespera. Na tarde mesma de 25, a cavallaria e os engenheiros seguiram para a Serra Branca, 6 kilometros mais ou menos adiante, afim de assentar uma bomba para fornecimento de agua, visto constar não haver ali este liquido em abundancia. Ao romper do dia 26, toda a brigada se dirigiu por sua vez para a Serra Branca ; e, tendo ahi carneado, proseguiu de tarde, com destino à fazenda Rosario. Ahi permaneceu a columna até o dia 2 de março, quando levantou acampamento para o Rancho do Vigario, sitio que está a 19 kilometros equidistante do Rosario e de Ca­nudos.

E’ verdade — que, no mesmo dia 2, o coronel Moreira Cesar havia accordado com o major R. A. da Cunha Mattos marchar