Página:A campanha de Canudos.pdf/74

Wikisource, a biblioteca livre
70
a campanha de canudos

tão sômente 10 kilometros, dar descanso de um dia ás praças, depois abeirar-se da margem do Vasa-Barris, bombardear o arraial, e, quando este se achasse bem damnificado, assaltal-o então com a infantaria ; mas, na mauhã de 3 mudou elle de plano, resolvendo atacar immediatamente a cidadella dos jagunços.

E com este intuito a columna enveredou pela estrada de Canudos, observando a ordem que se segue:

Rompia a vanguarda uma companhia de atiradores, com­posta de cerca de 100 homens, do 7° batalhão, commandada pelo tenente Figueira. Seguia-se o coronel Moreira Cesar, com o seu estado-maior, formado por estes officiaes — capitão Olympio Castro, tres tenentes do exercito e um alferes, um outro tenente da policia bahiana, e o voluntário Francelino Pedreira de Cerqueira. Logo após, o grosso do 7° batalhão, commandado pelo major Cunha Mattos, e a cuja retaguarda vinha o parque de artilharia. Em quinto logar, marchava o 9° batalhão sob o commando do coronel Tamarindo. Em sexto, se encontrava o contingente do batalhão 16°. Em setimo, a ambulancia e o com­boio, protegidos pela força da policia estadoal. E, cerrando a grande fila, via-se a cavallaria, que comboiava o gadò, destinado à alimentação da brigada.

Durante o percurso, surgiram varios troços de fanaticos, tanto pelos flancos quanto pela vanguarda, e até pela reta­guarda da columna ; mas esta, descarregando sobre elles, facilmente os destroçou.

Quando a approximação de Canudos foi annunciada, o po­voado achava-se a 6 kilometros mais ou menos; e o coronel Moreira Cesar mandou atirar duas granadas naquella direcção, o que se fez promptamente. Foi, entretanto, um aviso aos jagunços.

A columna, avançando sempre, afinal achou-se á vista do povoado. Seriam 10 horas da manhã.

Dadoo signa1 da ordenança, a artilharia partiu acceleradamente, protegida pelos 7°, 9° e 16° batalhões de infantaria, e se foi collocar em uma collina, distante de Canudos 800 metros, quando muito.