Página:A campanha de Canudos.pdf/75

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
a campanha de canudos
71

O inimigo estava em frente, e o coronel Moreira Cesar insistiu na sua idéa de atacal-o desde logo, a despeito da marcha de 20 kilometros, approximadamente, que a brigada já trazia. Para semelhante deliberação muito concorreu, de certo, o receio de que os jagunços — á noite — podessem surprehender no acampamento a expedição, com a vantagem do perfeito conhe­cimento dos accidentes locaes, o da topographia dos campos.

E como os soldados da legalidade se mostrassem bastante animados, o chefe quiz aproveitar tão excellente disposição, dando esta voz de commando: artilharia a braços, para a frente ; ordem que foi cumprida immediatamente sendo os quatro ca­nhões postados em outra collina, adiante 400 metros talvez. Ahi ficaram duas boccas de fogo, tendo avançado mais um pouco as duas outras, que dest’arte acharam-se proximas dos principaes reductos do Conselheiro, symbolizados nas duas egrejas do arraial. Eram 11 horas do dia.

As egrejas, edificadas uma em frente á outra, offereciam as paredes lateraes aos assaltantes, que tinham feito alto um pouco antes do Vasa-Barris, além do qual — alguns metros — ambas estavam situadas e começava a grande área, occupada pelas habitações dos fanáticos.

Decorridos alguns momentos, gastos em observação rapida, o coronel Moreira Cesar ordenou — que o 7° batalhão avan­çasse pelo flanco esquerdo do povoado, e o 16° adiante pelo mesmo flanco. Quanto ao 9°, avançou tambem, mas para atacar pela direita. A policia bahiana, seguindo-se ao 16°, investiu pelo flanco esquerdo, tambem. E a cavallaria, adiante da policia, tomou a estrada de Geremoabo ; do lado quasi opposto áquelle em que se postara a artilharia da expedição.

Dispostas deste modo as forças, effectuou-se o assalto, ini­ciado pelo 7°, em cuja retaguarda se collocou o 16°, afim de protegel-o. O primeiro, sob o commando do major Cunha Mattos, atacou uma das egrejas ; e desde logo, desalojando o inimigo, apoderou-se de onze casas do arraial.