Página:A campanha de Canudos.pdf/76

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
72
a campanha de canudos


causando sensiveis damnos ao inimigo: até que se viu coagida a recuar, por se lhe terem esgotado as munições das patronas, e não haver quem as podesse fornecer. Aquelle batalhão, sob o commaudo do coronel Tamarindo, pouco depois achou-se em posição muito desvantajosa, soffrendo vivíssimo fogo ; pelo que tentou, debalde embora, atravessar o Vasa-Barria.

Afinal, uma companhia do 7°, ao mando do tenente J. Figueira, e outra do 9°, ás ordens do alferes A . Patrício, conse­guiram vadear o rio ; e ambas avançaram sobre as dictas egrejas, exactamente porque para ahi se encaminhavam varios troços de fanaticos, no intento manifesto de substituir os outros, que es­tando nellas entrincheirados iam comtudo succumbindo, dizimados pela artilharia que sem cessar os alvejava.

Dos dois edifícios, o mais velho ficou bastante estragado, o outro, porém, construido com paredes dobradas, e cheio de setteiras bem separadas por maineis regulares, nada soffreu, não obstante estar ainda descoberto, e lhe terem cahido dentro di­versas granadas.

Quanto ás duas companhias de atiradores, registraram ellas muitas perdas.

Convém consignar — que, antes de se realizar o assalto, a artilharia bombardeou Canudos, por espaço de duas horas. E que na segunda collina, penúltima occupada pela mesma artilharia, foi opportunamente installado o hospital de sangue, de cuja guarnição ficou encarregado um piquete da policia bahiana, commandado pelo alferes F. Requião. Nesse hospital contaramse, ao entardecer, para cima de 200 feridos. Quanto ao numero do mortos, não foi possível verifical-o então.

No momento em que o coronel Moreira Cesar, depois de ter disposto do melhor modo as forças, regressava do ponto onde, na estrada de Geremoabo, a cavallaria se encontrava, e dirigia-se confiante ao posto em que se tinha collocado, bem perto da arti­lharia, foi ferido gravemente no ventre.

Seriam, pouco mais ou menos, 3 horas da tarde.

Recolheu-se o coronel à barraca, e foram-lhe ahi feitos os primeiros curativos. Depois, o conduziram numa padiola para o hospital.