Página:A campanha de Canudos.pdf/94

Wikisource, a biblioteca livre
90
a campanha de canudos

do coronel Moreira Cesar, tendo ajoelhado junto ao cadaver de seu commandante, que era levado numa padiola, fizera em sua defesa fogo sobre o inimigo. E, depois de queimar o ultimo cartucho, cahira sobre osdespojos mortaes do coronel para ainda assim livral-o da sanha dos jagunços.

A dedicação desse soldado foi decantada em todas as cla­ves, e para commemoral-a dignamente deu-se até o seu nome a uma das travessas mais frequentadas da cidade do Rio.

Verificou-se, porém, que a historia do cabo Roque era sim­ples producto de uma imaginação de poeta. Só em 1900 essa praça morreu, victimada pela peste bubonica, na Capital Federal.

Entrementes, o Governo cogitava da desforra, que lhe era urgente tomar. E por isto o ministro da guerra, no dia 7 de março, passou ao governador da Bahia o telegramma que se vae ler:

« De ordem minha, general Costallat telegraphou ao coronel Saturnino, afim de providenciar para que volte a Queimadas o coronel Souza Menezes, e'ahi deverá entrincheirar-se, reunir todo o pessoal disperso, material e munições espalhadas, oppondo a precisa resistência contra fanaticos, na hypothese de mar­charem contra Queimadas; mesmo porque não devemos nos des­cuidar da estrada de ferro. Confiado na vossa dedicação pela causa que defendemos, espero continueis a nos auxiliar com tudo que for preciso. Saudações.»

Felizmente, os jagunços não se lembraram do perseguir os retirantes até longe ; do contrario, tel-os-hiam completamente esmagado. Voltando prestes à cidadella de Canudos, a gente do Conselheiro demonstrou — que não tinha plano algum de campa­nha, nem outra cousa pretendia que não fosse a perma­nencia tranquilla no seu celebre reducto, cuja posse absoluta disputava.

A situação, porém, cada vez mais se complicava. Era a terceira vez— que a força publica se via repellida pelos jagunços com perdas numerosas e bem sensiveis. Todos os esforços e sa­crifícios de sangue e de dinheiro tinham se inutilizado de en­contro â obcecação e á valentia de um pugilo de sertanejos fanatizados. O paiz inteiro vibrava de indignação e de pasmo diante