Página:A campanha de Canudos.pdf/96

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
92
a campanha de canudos

veio a se mallograr inteiramente com a morte do coronel Mo­reira Cesar; porquanto, este inesperado acontecimento exer­cera sobre toda a columna em operações funesta influencia suggestiva.

E, comtudo, cumpre reconhecer— que muito maiores e mais sanguinolentos teriam sido os effeitos do novo insuccesso, si os asseclas do grande fanatico houvessem levado mais um pouco por diaute a perseguição à força legal, que se debandara precipitadamente.

Mas, os jagunços não insistiram na primeira idéa, e antes, passado o impeto da repulsa, se recolheram à sua cidadella, deixando que os agentes e emissarios do Governo se fossem dahi afastando mais e mais, sem receio de ser incommodados, como já fiz ver. De maneira que, nem nesse periodo agudo da luta, nem noutro qualquer, os fanaticos de Antonio Conselheiro tomaram jàmais a offensiva, limitando sua acção à defesa do que elles consideravam seu direito e sua liberdade.

Ao Governo federal, entretanto, não seria decoroso preterir, e nem sequer adiar, o dever em que se achava de restabelecer a sua força moral, abalada pelos tres revezes, que as forças legaes haviam successivamente soffrido. E, como tive atràs occasião de salientar, o governador da Bahia fizera sentir essa indeclinavel necessidade ao Presidente da republica, se offerecendo para auxilial-o com o maior empenho e vigor.

Nova e mais poderosa expedição foi, conseguintemente, organizada com um corpo do exercito nacional, cujo commando coube ao general Arthur Oscar de Andrade Guimarães que, a 18 de março de 1897, aportou á capital da Bahia, acompanhado dos batalhões 14° e 27° de infantaria, que tinham sua parada em Pernambuco.

Cinco dias depois, a 23, chegou à mesma cidade o general de divisão José Thomaz de Cantuaria, nomeado commandante do 3° districto militar. Mas, a 17, havia já seguido o general Arthur Oscar, com destino à villa de Queimadas, ponto esco­lhido para base de operações, e onde se tratava de reorganizar as forças, que tinham effectuado a retirada de Canudos, após a morte do coronel Moreira Cesar. A 9 de abril, ancorou no