Página:A escravidão no Brasil e as medidas que convem tomar para extinguil-a sem damno para a nação.pdf/12

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
— 6 —

A educação desse simulacro de gente, limita-se a algum officio mechanico, que o torne mais productivo, mais rendoso a seu senhor!

Nem os princípios mais geraes, nem as noções as mais simples e comesinhas da moral e da religião, sem os quaes a humanidade se avilta até as condições dos brutos, procura o deshumano senhor plantar nessas almas, a quem o baptismo abre as portas do céo, e os soffrimentos dão direito a bem-aventurança; mas que são condemnados, talvez, a perdição eterna pelos instinctos brutaes que borbulhão em todo o espirito, para o qual não existe nem a contensão moral, nem a contensão religiosa.

E no entanto, o Salvador do mundo não derramou seu precioso sangue sómente pelos filhos da fortuna, ou pelos senhores da terra; mas também, e principalmente, pelos desgraçados, pelos que chorão, pelos que tem fome e sêde de justiça.

Tão deshumano modo de crear, de educar e de tratar o escravo, não produz sómente o mal horrendo do embrutecimento e da degradação moral de uma raça humana; acarreta também comsigo os maiores e os mais invencíveis perigos que podem ameaçar a paz e a felicidade das famílias.

O escravo embrutecido pela educação que recebe e pela vida que leva, não conhece o que seja honra, nem o que seja dever; não conhece a repressão moral, só obedece a repressão material.

Resulta dahi que a prostituição, com todo o cortejo de vicios humanos, é a condição da mulher escrava; e que o odio e o desejo ardente, insaciável de vingança, é o sentimento mais forte do coração do negro para com a raça branca em geral, e para com seu senhor em particular.

Da educação da mocidade, e principalmente da sua educação moral, é que depende a felicidade da família e a grandeza das nações.

E que futuro se póde esperar de um povo, onde meninos nascem, crescem e vivem no mais intimo contacto com essa raça prostituída; comparticipando da vida e dos costumes de seus paes, ao mesmo tempo que dos costumes e da vida