Página:A escravidão no Brasil e as medidas que convem tomar para extinguil-a sem damno para a nação.pdf/38

Wikisource, a biblioteca livre
— 28 —

a ninguem, reduzamos á metade, e a menos, a despeza fabulosa que se faz com aquella colonisação, e empreguemos mais essa economia na grande empreza que temos em vista.

E se for preciso, lance-se sobre o povo um imposto especial, que eu tenho certeza de que o povo aceital-o-ha contente, elle que não reclama contra tantos onus que lhe pesão e que não aproveitão a ninguem, porque mal chegão para alimento da vaidade de uns e da corrupção de outros.

Lance o estado mão desses recursos, e dinheiro não faltará.

Contraia um emprestimo só para esse fim, que a população o pagará de melhor animo que todos quanto se tem contrahido para outros misteres; tanto mais, quanto, por maior que seja a despeza a faser com a emancipação como eu a proponho, essa despeza traz vantagens reaes ao paiz; e contribue muito directa e poderosamente para o augmento de sua renda.

De como traz ella vantagens reses ao paiz, é cousa sobre a qual não preciso dizer mais uma palavra, O mesmo porém, não acontece quanto a produzir o augmento da renda publica.

Se não quizermos levar em conta as considerações que fiz no principio deste trabalho, tendentes á mostrar como o serviço livre era mais proveitoso e portanto, como pela emancipação augmentava a fortuna particular dos fazendeiros, donde o augmento proporcional da renda publica; como se vio na provincia do Ceará.

Se não se quizer attender a esse meio indirecto, porém efficaz, de compensar as despezas feitas com a emancipação, lembremo-nos de que desses estabelecimentos agricolas e industriaes; dessas officinas e fabricas que o governo estabelecer para escola dos educandos libertos, deve resultar para o estado uma grande renda, se forem convenientememte administradas: e que essa renda devida ao trabalho dos educandos, se for levada em conta da despeza necessaria a emancipação, um dia cobrirá semelhante despeza e dará saldo mais ou menos crescido em favor dos cofres publicos.

Á principio, e principalmente nos 8 ou 10 {hífen|primei|primeiros}}